Márcio Bello dos Santos

Percussionista e artesão

Local de residência: Porto Nacional

Dados biográficos: Natural de Campo Grande (MS), Márcio teve contato com a música na infância através do seu avô que era folião baiano e com quem teve contato com a catira, roda e outros ritmos tradicionais. Aos 12 anos, ouviu o som de uma escola de samba, se interessou e foi em busca. Ali aprendeu a sambar e a tocar tamborim. Mais tarde, participou de escolas que tinham trabalho de fanfarra e banda marcial. Com o artesanato teve o primeiro contato através da tia e da mãe que faziam fantasias para carnaval. Logo ele confeccionava suas próprias fantasias e trabalhava também com couro e entalhe de madeira. Aos 17 anos, já trabalhava profissionalmente tanto com música quanto com artesanato. Atuava como músico no Butaque, um grupo de teatro em Campo Grande. Foi convidado para tocar na noite e participou da Banda Lua, um trio de MPB. Nessa época, mudou-se para São Paulo.

Em 1990, veio morar no Tocantins. Trabalhou como cenógrafo em programas da TV Palmas, habilidade que havia adquirido devido à atuação no teatro. Através da atuação na TV teve contato com músicos e mestres da cultura tradicional. Ao perceber que o conhecimento de construção dos instrumentos tradicionais estava se perdendo, ele fez um processo de pesquisa e começou a construir os tambores de barro. Fixou residência em Porto Nacional e em 1992 iniciou um projeto de valorização da cultura tradicional e de cunho educacional. Começou a criar metodologias e brincadeiras rítmicas para transmitir ritmos tradicionais como a suça de forma didática. Posteriormente o projeto recebeu o nome Tambores do Tocantins. O projeto cresceu e teve repercussão não apenas regional, mas também internacional. Além de ser um projeto de educação musical procura ensinar valores para a vida como empatia e engajamento com a comunidade. Através da sua participação no Percpam (Panorama Percussivo Mundial) por um período de 10 anos (de 1993 a 2003), Márcio teve contato com diversas culturas e com projetos que tem o instrumento de percussão como elemento principal como o Afroreggae e o Axé do Olodum.

Ver também o verbete Tambores do Tocantins: https://acervomusicaldotocantins.com.br/Enciclopédias/tambores-do-tocantins-1992/

REFERÊNCIAS

Márcio Bello dos Santos- Mestre dos Tambores. As mãos que criam, criam o que? In: Artesol: artesanato solidário. Disponível em: https://www.artesol.org.br/mestremarciodostambores.

Podcast Cultura em Movimento. Episódio 45. Márcio Bello- Tambores do Tocantins. 2020. Jornalistas: Fernanda Veloso e Samuel Daltan. Disponível em: https://soundcloud.com/user-530089866/ep-45-marcio-bello-tambores-do-tocantins