Sanfoneiro e cantor
Natural de Cristiano Castro (PI), Antista do Acordeon segundo suas próprias palavras, “roubava” a sanfona do avô enquanto ele ia trabalhar. E assim começou seu aprendizado quando tinha 6 anos. Costumava ouvir ao rádio como referência. Começou a tocar aos 8 anos no Piauí nos bares e festejos de Santo Reis. Veio para o Tocantins, antigo norte de Goiás, aos 18 anos. Foi convidado para tocar no festejo de Ponte Alta em 1967. Passou por várias cidades: Porto Nacional, Natividade, Dianópolis e Paraíso. Mudou-se para Goiânia e para São Paulo por alguns anos. Encontrou-se com Luiz Gonzaga em São Paulo e em 1984, recebeu um convite especial para acompanha-lo em Balsas (MA).
REFERÊNCIAS
Antista do Acordeon conta um pouco da sua história. CBN Tocantins. 01.05.2014. Disponível em: https://www.cbntocantins.com.br/programas/cbn-tocantins/cbn-tocantins-1.318013/antista-do-acordeon-conta-um-pouco-da-sua-hist%C3%B3ria-1.536214
Palavras e melodias: primeiro episódio (Documentário). Direção: João Luiz Neiva. Porto Nacional: Idearte Audiovisual, 2014. 63 min.