Cantor e compositor
Local de residência: Palmas
Dados biográficos:
Natural de Goiatins, cresceu ouvindo trovas e cordel do pai e cantos de lavadeira e folias do Divino com a mãe. Aprendeu a tocar violão de forma autodidata. Iniciou a carreira participando de festivais regionais e posteriormente nacionais. É um dos maiores expoentes da música regional tocantinense.
Discografia: -Brasis- As canções e o povo (Brasis. 1998. CD)
– Poeiras e Cantos U Cantante (Mercosom. 1996. CD)
-Rela Bucho (RGE. 1988. LP)
Linha do tempo:
1981-Criação da música “Frutos da Terra”-tema da Televisão Anhanguera/Globo-Goiãnia-Go.
Década de 80-
-Participações em programas e projetos com Pixinguinha (81, 82,83), na região Centro-Oeste, e Pixingão (83,84), no Rio de Janeiro.
-Apresentação de Shows nas salas Guiomar Novaes, em São Paulo, e Sidney Muller, no Rio de Janeiro.
-Participações na caravana Som Brasil-Rolando Boldrin e no programa “Som Brasil”, da Rede Globo.
-Participações e premiações em mais de uma centena de festivais e concursos de músicas, com composições próprias.
Festival 79, TV Tupi – SP; Musicanto 83, 85, 87, 88, 96, Santa Rosa-RS. FAMPOP 83, 84, 85, 87, Avaré-SP.
FREM 83, 84, São Paulo-SP; Festival Nacional da Canção, Sorocaba-SP.
1986- Show “Levanta Centro Oeste”, no 1° FLAAC-Festival Latino Americano de Arte e Cultura, Brasília DF.
1988- Gravou o 1° disco “Rela Bucho”, na gravadora RGE com produção de Rildo Hora.
1989- Prêmio Sharp – Categoria Revelação, Ano Dorival Caymmi,pelo LP ”Rela Bucho”.
-Apresentação e trilha sonora do programa Tocantins – TV Brasil Central / Bandeirantes, com direção de Washington Novaes.
1990- Prêmio concorrência FIAT. A magia da arte pela montagem do projeto multimídia: ”Brasis, as canções e o povo,” show e programa para televisão-Goiânia-GO e Brasília-DF.
1991 a 1992- Produção e apresentação do programa de televisão, “Brasis, as canções e o povo”, TV Palmas / Rede comunicatins-Palmas-To.
1993- Criação e Produção do Cantocantins-1° Festival da canção do Estado do Tocantins, lançado em disco, LP, em 1994, pelo departamento de Cultura/ Governo do Tocantins.
1994- Gravação para o programa Ensaio, TV Cultura, São Paulo, produção: Fernando Faro.
1995/96- Produção, gravação e lançamento do CD “Genésio U. Cantante”, pelo selo: Mercosom/Discoteca 2001-Em Brasília, resultado do projeto Caixinha de Música, com produção de Rildo Hora.
1996- produção artística do projeto “Temporadas Populares”, da Fundação Cultural do Distrito Federal.
1999- Criação Produção e Apresentação do Projeto Piloto para televisão: Cantos do Tocantins, TV Anhanguera/Rede Globo.
1999/2001- Elaboração, pesquisa e execução do projeto de registro em multimídia “Cantos do Tocantins”-O som, O ritmo e o povo. A primeira pesquisa sonora da música tocantinense, com patrocínio da FIETO, Fundação Jaime Câmara, Secretaria de Cultura do Governo do Tocantins.
1999/2001-Participação no concurso “Novos Talentos” do Programa Domingão do Faustão, TV Globo, classificado em segundo lugar entre trinta mil candidatos interpretando a musica “Nois é Jeca Mais é Jóia”( Juraildes da Cruz)
2001- Lançamento do CD Single “Nois é Jeca mais é Jóia” em parceria com o Jornal do Tocantins.
2001- Participação no Festival de Música Popular Brasileira/ Rede Globo-São Paulo com a música: Baião Internauta (Genésio Tocantins/ Beirão)
2001- Criação, elaboração e apresentação do Projeto Genésio Tocantins Cantando Histórias nas Escolas-Arte educação através da música, dirigido a alunos da rede pública de ensino, com patrocínio da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins.
2001- Lançamento em CD, vídeo documentário e exposição fotográfica do Projeto “Cantos do Tocantins-O som, O ritmo e o povo” Espaço Cultural-Palmas Tocantins.
2002- Coordenação e Produção do Cantocantins-3º Festival da Canção, com gravação ao vivo do CD.
2002- Apresentação e Composição da trilha sonora do programa ”Expresso Brasil-O Tocantins de Genésio Tocantins, TV Cultura/TV Escola, São Paulo.
2002- Criou, roteirizou e integrou o projeto “4 Cantos do Tocantins, concerto de Música Popular Brasileira Contemporânea, com os Cantores e Compositores; Braguinha Barroso, Dorivã, Juraildes da Cruz e Genésio Tocantins, participação do violonista Silvino Antonio de Souza (Solé).
REFERÊNCIAS
Albuquerque, Paulo. A identidade tocantinense em narrativas da música regional (Dissertação). Palmas: Universidade Federal do Tocantins, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6268960
BRITO, Diego. Genésio Tocantins. In: Blog da música tocantinense. 2010. Disponível em: http://musicatocantinense.blogspot.com/2010/10/genesio-tocantins.html
Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Disponível em: https://dicionariompb.com.br/artista/genesio-tocantins/