Seu Joaquim alegrava as feiras de Palmas com seu pandeiro e sanfona.
Natural da Paraíba, era cego de nascença e veio morar em Palmas no início da cidade. Sua esposa, dona Francisca, vendia artesanato nas feiras e Joaquim tocava pandeiro trazendo som para a barraca de dona Francisca. Depois ele teve um problema que o impossibilitou de tocar pandeiro, mas passou a tocar sanfona, instrumento que aprendeu aos 18 anos. Após um problema de saúde, dona Francisca não pôde mais costurar e vender artesanato. Passou a tocar zabumba acompanhando o marido.
A imprensa noticiou com pesar a morte de Joaquim. O T1 notícias menciona que ele foi pioneiro na construção da cidade e era considerado um patrimônio cultural de Palmas. Ele participou do documentário Tocantinos de Roberto Giovannetti Pahim. Seu trabalho também é retratado no documentário Da Banca Para Fora, de Yonara Aniszewski sobre a rotina dos feirantes de Palmas. O livro Banca Exposta de Lauane dos Santos também tem capítulo dedicado a seu Joaquim: A história do Ceguim da feira contada pelo seu amor.
REFERÊNCIAS
Morre em Palmas Seu Joaquim, sanfoneiro que alegrava as feiras cobertas da cidade. T1 Notícias. 03 de junho de 2017. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/cidades/morre-em-palmas-seu-joaquim-sanfoneiro-que-alegrava-as-feiras-cobertas-da-cidade/85250/
SANTOS, Lauane. A história do Ceguim da feira contada pelo seu amor. In: Banca exposta: a vida e o mundo dos feirantes de Palmas. São Paulo: Editora Flutuante, 2021. p. 101-109.
Outras fontes:
Da banca pra fora (documentário). Direção Yonara Anizewski. 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aCXNivKDP48. Trechos com seu Joaquim: 1:43-1:59; 10:13- 11:53; 18:25-18:52